15 de janeiro de 2012

3

Como Melhorar a Navegabilidade de seu Blog

Ao acessar um blog, precisamos ter uma boa navegabilidade nele. Se o blog possui muitos gadgets e isso facilita a demora no carregamento, provavelmente os leitores não irão permanecer por muito tempo. Com certeza, já teve uma hora que você quis procurar algo em um blog, mas não tinha uma caixa de pesquisa e agora? Como faz? E aquele momento que você gostaria de ler outros assuntos daquele blog, mas não tem paciência de passar várias páginas para achar o conteúdo que quer e nessas horas precisamos do gadget de categoria, não é mesmo? Agora me responda: Você acha que esse "tipo" de blog que citei tem uma boa navegabilidade? 

A resposta será NÃO. É muito ruim encontrar blogs que não tem a caixa de pesquisa, as categorias, a onde assinar os feeds, isso tudo torna um visita bastante desagradável e acaba desistindo de ler o seu conteúdo.

ITENS PARA MELHORAR A NAVEGABILIDADE DE SEU BLOG


USE UMA CAIXA DE PESQUISA: Você já deve ter percebido logo no começo deste artigo, o quanto é importante usar ma caixa de pesquisa em seu blog. Pois bem, usar este recurso em seu blog, facilita bastante na navegabilidade de seu blog. Pois quando queremos encontrar algo precisamos de uma busca, não é mesmo? Então, precisamos ter em qualquer tipo de blog uma caixa de pesquisa.

USE UMA CAIXA DE ASSINAR FEEDS: É bem interessante e útil ter este recurso em seu blog, pois seus leitores estarão informados por E-mail de novos artigos que você publicou. Aqui no UB, já disponibilizamos uma caixa personalizada de assinar feed com redes sociais.


CATEGORIAS: Organização e muita navegabilidade, as categorias oferecem. Precisamos ter este recurso nos blogs, às vezes seu leitor quer ler apenas sobre "curiosidades" e com apenas um clique é filtrado tudo sobre aquele assunto que ela escolheu.

ARTIGOS RELACIONADOS: Ao terminar de ler um artigo, ter esse elemento posicionado logo depois do término das postagens, isso estimula ler mais o que você já escreveu, e isso você pode ganha mais comentários e os seus visitantes ficar mais tempo em seu blog. Temos uma dica de como adicionar as postagens relacionadas com imagens no Blogger.
EVITE USAR;
     • Não exagere nas imagens, o uso excessivo pode demorar no carregamento de sua página.
 DICA: A Importância do Uso de Imagens em suas Postagens
     • Não use muitos gadgets, recomendo usar os mais importantes, aquele que citamos anteriormente, como; caixa de busca, de feeds e entre outros.
     • Não coloque banners de parceiros, principalmente se for em flash isso pesa muito no carregamento de sua página.


E VOCÊ, JÁ UTILIZOU DESTAS DICAS PARA MELHORAR A NAVEGABILIDADE DE SEU BLOG?
Essas dicas irão lhe ajudar muito, coloque-as em prática. Não esqueça de deixar sua opinião sobre este artigo. Comente!

3 Comentários:

Renato França disse... [Responder Comentário]

Gostei das suas dicas. Os quatro itens citados por você são fundamentais em um blog, embora eu ainda não tenha colocado a caixa para assinar o feed do meu blog. Mas todas as outras já estão presentes e eu acho que todos os blogs deveriam ter.

O legal dos artigos relacionados é que, além de ajuda a manter o leitor mais tempo no blog (como você citou), melhora o pagerank interno do site fazendo com que ele ganhe mais relevância nos motores de busca.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Renato França, obrigada pelo comentário. Concordo com você1 Todos os blogs deveriam ter estes recursos que foi citado no artigo. A caixa de assinar feed, é muito importante para que seus leitores mantenham-se informados via e-mail, de novas postagens suas.

Realmente, você citou um ponto bastante interessante nos blogs quando usam as postagens relacionadas, pois assim melhora o pagerank internos nos sites.

Grande abraço!

Unknown disse... [Responder Comentário]

Olá Bruna otimas dicas suas dicas tenho aplicado no meu blog http://www.antinovaordem.com/ você poderia acessar e me disser o que acha ? agradeceria pois quero opinião de alguém que conheça bem sobre blog.

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool