1 de dezembro de 2011

12

6 Dicas para Escrever um Bom Artigo em um Blog

Na maioria das vezes, não é nada fácil conduzir um blog e que ele de alguma maneira seja valorizado pelo conteúdo que têm. O que leva um blog ser valorizado é o esforço e a dedicação da pessoa que faz os artigos. É um grande desafio no começo de um blog em atrair novos leitores, ter um público alvo que 'aprecia' o seu texto. Mas isso se adquire ao passar do tempo e com muita experiência. Pesquisar e ler é muito importante para que sempre o seu texto seja criativo, interessante e bem escrito.
Muitos blogueiros já se perguntaram "Não tenho ideia do que escrever. O que eu posso fazer?" ou "Já falei de tudo em meu blog, e agora?", muitos desses casos já aconteceram, mas você não pode entrar em pânico, ter calma e paciência é o caminho para um blogueiro ser parabenizado pelo bom artigo que fez!
Para lhe ajudar, irei dar algumas dicas para você escrever bons artigos em seu blog. Veja a seguir:

1. REVEJA SEUS CONTEÚDOS MAIS ANTIGOS

Rever os seus conteúdos mais antigos, faz que você tenha mais ideias para os artigos que você irá publicar no futuro. Leia do que você já publicou, tire algumas ideias desses conteúdos já publicados. Existem também outros artigos, que não dão tantas ideias assim, pesquise dentro de seu blog ou vá até o Google Analytics para ver quais artigos dentre esses conteúdos antigos são os mais populares, os que os leitores mais 'apreciaram'. Uma vantagem é quando seu blog tem mais de 100 artigos publicados (ou mais) é fácil e pratico encontrar muitas ideias para gerar novos conteúdos (que sejam de qualidade).


2. LEIA CONTEÚDOS DE OUTROS BLOGS
É sempre bom dar uma pesquisada nos conteúdos que você visita diariamente, pois não deixa de ser uma boa fonte de ideias para gerar seus novos conteúdos. Existem na Blogosfera vários blogs que produzem conteúdos de qualidade, como o Dicas para Blogs, Escola Dinheiro, Ferramentas Blog, Gerenciando Blog, Meta Blog e entre outros. Leia muito,e guarde essas suas ideias em um bloco de notas, pois ao longo do tempo você poderá transforma tudo aquilo que veio a cabeça ao ler um artigo de um blog, e produzir um conteúdo de qualidade para o seu público.


3. PLANEJE SUAS POSTAGENS
É muto ruim, um blogueiro ir tentar escrever algo para seu blog, mas não surge nenhuma ideia do que se postar. Isso acontece com alguns blogueiros. Vão na frente do computador, eles até começam a escrever algo, mas depois de alguma forma "acaba" a ideia. Por isso, é muito importante planejar suas postagens, aproveite suas férias, ou até mesmo aquele momento em que você está desconectado do mundo virtual, e pegue um lápis e um papel e comece a escrever tudo aquilo que vem na sua cabeça sobre o nicho que seu blog se trata. Além disso, já falamos sobre programar suas postagens no Blogger, isso funciona naqueles dias que você está com pouco tempo de publicar algo.


4. USE UMA ESCRITA CORRETA
Tente sempre usar em seu blog, uma escrita correta. Eu sei que em muitas das vezes, é difícil não errar mas sempre cometemos esses errinhos. Antes de publicar o seu artigo, leia com muita atenção o que você escreveu, e se estiver com erros corrige-o. Já falamos, o por que usar uma escrita traduzível para o seu blog e nela fala o porque de não usar abreviações, gírias e risadas em suas postagens, pois isso dificultará na tradução do seu conteúdo para os leitores de outros países, que visitam seu blog. 


5. USE IMAGENS EM SUAS POSTAGENS
Imagens nas postagens de um blog, são de extremo valor para o conteúdo que está sendo publicado. Procurar uma boa imagem para o seu artigo, pode demorar horas para se achar algo que fique bem adequado do que você está descrevendo. Não ilustre uma imagem em seu blog, que só ocupa o espaço de seu artigo. Mas pelo ao contrário, cole imagens que tenham um contraste bonito e com muitas cores, e é claro que seja relacionado do que você irá publicar.
Uma dica que eu absorvi do Paulo Faustino, no caso de quando usarmos o Google Images devemos usá-lo com muita inteligência e paciência. Ao procurar uma imagem em português e você não achar uma imagem, que seja relevante aquele assunto específico que você irá publicar, tente procurar em inglês, assim você pode encontrar várias outras imagens. E outra dica que aprendi com esse mestre, no momento em que estamos procurando imagens, tente adicionar palavras que filtrem os resultados, como por exemplo “business”, que imediatamente irá aparecer imagens mais profissionais, no caso as imagens de negócios


6. PERGUNTE PARA SEUS LEITORES
É muito importante você perguntar para os seus leitores quais os tipos de conteúdos que eles gostariam de ver publicados em seu blog. Também interaja com seus leitores respondendo as suas dúvidas, isso é muito importante para elaborar um novo artigo. Essa opção, é de extrema importância para o planejamento de novos conteúdos para o seu blog. 


Você tem mais dicas para estender esse assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

12 Comentários:

Portal Cidade do Sol disse... [Responder Comentário]

oi eu gostaria de divulga meu blog, eu andei um pouco afastado do blog, vi que vc tem experiencia neste assunto, vc pode me ajudar a divulga?

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@henrique menna, em breve irei publicar um post, sobre divulgação de blogs. Você também pode divulgar sue blog na Galeria Blogs, clique AQUI para se cadastrar.

Bruno Simomura disse... [Responder Comentário]

Olá Bruna,

Fico feliz com a citação e gostaria de dizer que essas 6 dicas que citou são fundamentais e como reforço, acredito que as imagens nas postagens são de fato uma grande estratégia em uma postagem, porque dá muito mais vida ao conteúdo e torna a leitura extremamente mais agradável.

Um grande abraço! :)

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Bruno Simomura, obrigada pelo comentário. Realmente, as imagens nas postagens são fundamentais, e como você mesmo disse "dá muito mais vida ao conteúdo" e podemos dizer que a leitura não fica tão cansada, como naqueles textos gigantescos que não têm nenhuma imagem ilustrativa. Abraços.

Ezequiel da Silva disse... [Responder Comentário]

Parabéns Bruna, essa de ler os artigos antigos foi muito boa, também recomendo dar uma olhada nos comentários que recebemos, pois eles podem ser uma boa fonte de inspiração.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Ezequiel da Silva, obrigada pelo comentário. Com certeza, ler os artigos mais antigos que publicamos, é uma ótima fonte de inspiração. Muito bom o seu ponto de vista, relacionado ao ver os comentários que recebemos. Realmente, quando recebemos um comentário que 'estenda' o assunto que você publicou, ou que deu uma simples sugestão relacionado ao post, podemos "desfrutar" desse comentário e assim ter novas ideias para no futuro publicarmos no que o comentário recebido se referia.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

oi Bruna será que tem como você fazer um post de como aprender pelo menos a metade de como fgazer um blog falando sobre blogs e ensinando sobre tudo pq to com pekenas dúvidas nessa parte

Arafah Corretor Imoveis disse... [Responder Comentário]

Bruna e seus brilhantes artigos! Êta!!! Vou estudar cada um deles. Muito obrigado pela contribuição, Bruna. Arafah

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Kelleany, obrigada pelo comentário. O primeiro ponto importante ao criar um blog, é escrever algo que você tenha um conhecimento mais avançado em determinado assunto. Se você esta em dificuldades em escrever artigos sobre dicas para blogs, isso significa que você não tem muito conhecimento nesta área. Um exemplo, é se você gosta de músicas, escreva um blog voltado as músicas do momentos, notícias sobre esses artistas e etc. Lembre-se disso: Antes de criar um blog (colocar o título, link...), você tem que pensar no futuro como você irá se interagir melhor com esse seu conteúdo. Nunca criei um blog que você saiba o básico do básico, como ser um metablog, ao criar um blog desse tipo, temos que ter em mente um conhecimento em HTML, CSS, e dar dicas de como ser um bom blogueiro.
Mas posso fazer um artigo para você entender melhor, mas será agendado para o ano que vem, pois já tenhos post ate o dia 03/01/12.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Arafah Corretor Imoveis, obrigada pelo comentário. Espero que seja útil este artigo para você. Abraços!

Maria Giulia disse... [Responder Comentário]

Eu estou a procura de nomes para blog vocês podem me ajudar? Eu amei este post muito bom.

Jotta Matheus disse... [Responder Comentário]

Legal! Gostei das dicas.

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool