13 de fevereiro de 2012

6

Nunca Ignore seus Leitores

O título já diz tudo: "Nunca ignore seus leitores". Sabe por que? Porque se você ignorar às pessoas que sempre estão visitando o seu blog, você também será ignorado, de uma forma que seus leitores não irão mais ter ânimo de comentar no seu blog, de compartilhar os seus artigos nas redes sociais de interagir com o autor e o leitor. Neste post vamos lhe conhecer algumas dicas, para que você não ignore seus leitores.

Já falamos sobre interagir com seus leitores e respondendo suas dúvidas e hoje vamos complementar este artigo, dando algumas dicas de além de interagir com os leitores e sim nunca ignorá-los, pois são eles que fazem o nosso blog a crescer todos os dias.
Ter um conteúdo de qualidade e ser diferente e original em seu blog, é o ponto mais importante ANTES de criar um blog, mas temos sempre de pensar no futuro... os nossos leitores. Mas como não ignorá-los? Eles precisam mesmo da nossa atenção? A resposta é claramente SIM.

ACOMPANHAR SEUS COMENTÁRIOS É FUNDAMENTAL!
Alguns blogs deixam a opção de comentários fechada, que não tem a opção de comentar. Isso é um erro. O certo mesmo, é todos os blogs terem a opção de comentários abertas, para o leitor ter a liberdade de expressar a sua opinião. Acompanhar os seus comentários é fundamental para ver a evolução de seu blog, ver o que o leitor comentou, se gostou do artigo ou se discordou de um ponto que você citou. A moderação de comentários é uma boa estratégia de você está por dentro do que estão comentando, de responder às dúvidas dos leitores e com isso faz com que você tenha mais controle de que comentários estão sendo publicados no blog.

Comentários sempre geram debates e isso é uma boa forma de atrais mais comentaristas, e colocar nos comentários a opinião deles sobre aquele assunto que foi publicado. Opiniões geram alguns artigos, assim você satisfaz seus leitores.

AS ESTATÍSTICAS - ACOMPANHE SEMPRE.
Recomendo você não ser "viciado" em ver às estatísticas, isso é prejudicial é meio ambicioso, mantenha uma frequência de analisar as estatísticas uma vez por semana, mais especificamente aos sábados. Analisar de onde são seus leitores, quanto tempo fica em seu blog, isso faz com que você tente melhorar ainda mais o seu blog, quanto na navegabilidade ou deixar o seu blog mais "limpo", com isso irá melhorar a navegação e não ficará pesado o carregamento de sua página. Estude também a Taxa de Rejeição e tente sempre melhorar o desempenho do seu projeto na web.
E AS REDES SOCIAIS?
As redes sociais atualmente são importantes para qualquer tipo de blogueiro, elas ajudam a manter informado  não apenas dentro de um blog, e sim por Facebook, Twitter e outros...O Twitter (para seguir o TT do blog: @ub_oficial) principalmente, tem a possibilidade bem interessante de o leitor se aproximar mais de você, que é o dono daquele certo blog. Isso é bem bacana e sempre temos que manter um contato com nossos leitores e nisso muitas das vezes cria um elo de amizade.


Na 3º Edição da Revista Blogosfera, o foco foi as Redes Sociais, tendo um ponto bem interessante que muitos blogueiros pensavam que as redes sociais seriam "inimigas" dos nossos blogs, mas isso era passado e atualmente possamos afirmar que as redes sociais são nossas "amigas".


Os nossos leitores são às pessoas que divulgam nosso blogs indiretamente, em fóruns, enviam os seus links e entre outros. Então, sempre temos que valorizar eles, não só pelo número de visitas, mas o bem que eles nos fazem, pois a cada dia temos mais e mais vontade de blogar, criar artigos para eles expressarem suas opiniões, ter dúvidas e nós responde-los. Até o próximo artigo!

6 Comentários:

Dymas disse... [Responder Comentário]

Ótimo artigo, um leitor tem muito mais importância do que muitos pensam por aí, principalmente blogs grandes, que rejeitam leitores com blogs pequenos, sem saber qual é a grande importância que eles tem em nosso blog, muitas vezes é um tipo de desigualdade.

Abraços.

Unknown disse... [Responder Comentário]

Concordo plenamente com o Dymas, agora recente eu escrevi algo sobre a atitude de alguns blogueiros e, intitulei: você merece o comentário de seu visitante? O que vemos muito hoje é certa acepção por parte de alguns blogueiros que se acham bam, bam, bam,uma boa parte sai selecionando quais os blogueiros renomados que comentou em seu blog, para responder somente a os comentários desses.

Desconsiderando comentários de pequenos blogueiros, sem se importar com o tempo que levaram para ler seus artigos e, o tempo que levou para comentar. Até aí tudo bem, mas quando deleta seu comentário sem que você tenha desrespeitado as regras de comentário, isso me deixa literalmente irado. Já aconteceu isso com você Bruna?

Unknown disse... [Responder Comentário]

Concordo com a 100% com os colegas Dymas e Mirko.Eu mesmo já deixei de acompanhar alguns blogs grandes pela maneira como eles interagem com seu leitores.

Dar um bom suporte aos seus leitores é a melhor forma de divulgação que existe.Um leitor satisfeito com certeza irá indicar seu blog para amigos e conhecidos sem pedir nada em troca.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Dymas, obrigada pelo comentário. Concordo com você, alguns blogs grandes rejeitam os blogs pequenos, mesmo sabendo que esses "pequenos" tem uma capacidade de criar conteúdo de qualidade, mesmo assim não dão valor a isso. Abraços!

@Mirko, agradeço seu comentário que complementou muito bem o artigo em si. Comigo nunca aconteceu isso comigo (que eu saiba), mas existem blogueiros "grandes" que não dão valor nenhum a nós blogueiros que se esforçam para ter um lugar digno na Blogosfera. Todos tem que dar o valor de agradecer os comentários que publicaram em seu blog, eu mesmo sou assim, smpre agradeço. Já alguns blogs "grandes" deixam a desejar...

Às vezes temos alguma dúvida e mesmo assim o autor daquele artigo não responde, acho isso uma falta de caráter da pessoa. E isso já foi um motivo para eu parar de ler um grande blog conceituado na Blogosfera, mas o nome dele não irei nomear aqui. Abraços!

@Lucas Rolim, obrigada pelo comentário. Concordo com você. Precisamos cativar nossos leitores, dando atenção a todos, assim eles se sentem em "casa" e isso é essencial para todos os blogueiros. Você citou algo bastante interessante, que é a indicação, isso é uma chave para o blogueiro ter mais motivação para blogar. Abraços!

Unknown disse... [Responder Comentário]

RsRS. Talvez até eu esteja errado quanto ao blog que você está se referindo,mas leia este artigo aqui criado pelo Arlindo do Blog na carteira e veja se acertei quanto ao blog que você está se referindo.

http://www.blognacarteira.com/desigualdade-nao-e-algo-exclusivo-da-vida-real/

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Mirko, acredito que é o ML? (abreviatura do nome da pessoa). Acertei? rsrs

PS.: ótimo artigo do Arlindo do Blog na Carteira.

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool