14 de fevereiro de 2012

2

Guia de Como Usar o Twitter

Hoje iremos falar sobre o Twitter bem a "fundo", mas especificamente vamos lhe oferecer uma guia de como usar o Twitter, mas é claro em forma de post. Essa rede social, é uma das mais maiores do mundo, tendo milhões de usuários no mundo todo, e que expõe sua vida em 140 caracteres, muitos são viciados (como eu), outros nem tanto. O Twitter atualmente é o aliado dos blogueiros, pois não deixa de ser uma forma de divulgação dos nossos artigos na web. É bem fácil de entender as funcionalidade dele, então vamos conhecer um pouco mais o Twitter?

Já aprendemos a como criar uma conta, agora vamos aprender a usar o Twitter.

O QUE É TWITTER?
O site é uma espécie de micro-blog, onde podemos publicar mensagem tendo no máximo 140 caracteres (incluindo até espaços e pontuações), essas mensagem são chamadas de "Tweets". O Twitter serve para você falar do seu dia-a-dia, desabafar ou criar um perfil para divulgar o seu projeto, atraindo um público a mais para o seu trabalho.

ENVIAR OS TWEETS...
Como já falamos acima, mas iremos repetir, os Tweets são pequenas mensagem que podem ter no máximo 140 caracteres, incluindo espaços e pontuações.
Você pode incluir links, escreva o que quiser. Mas nunca tente exagerar nas sua mensagens ao mandar, pois muitas das vezes se você publicar tweets simultaneamente ele com certeza irá te bloquear por alguns minutos. Sempre seja objetivo ao publicar uma mensagem, assim os seus seguidores não ficaram de "saco cheio" de só ver seus tweets na Timeline deles.

O QUE É TIMELINE?
Essa palavra "Timeline" significa linha do tempo, nela podemos ver os seus e os tweets de pessoas que você segue. Cada mensagem enviada é demarcada pelo horário de envio, mostrada também o retweets que outras pessoas fizeram, ou seja às pessoas que você segue, deram "RT" em um outro Tweet de OUTRA pessoa que você não segue.

SEGUINDO PESSOAS...
Ao criar a sua conta no Twitter, você pode seguir famosos e anônimos. Assim a cada dia você pode se interagir mais com o seu ídolo, ficar mais "próximo" dele. Ao clicar em um perfil de uma pessoas, irá parecer uma pequena janelinha, e nela vai ter a opção com o botão "Seguir", então é só clicar ali.
Assim quando a pessoa que você acabou de seguir, irá aparecer sempre os tweets recente dela na sua timeline. Veja como o botão de "seguir" ficou, quando clicou nele:
Agora você está na lista de seguidores desta pessoa. Quanto mais gente você seguir, mais atualizações você receberá, é bom sempre lembrar que ao seguir muita gente, as atualizações serão muitas e com isso você pode se "perder" em tanto tweets.

MENU DO TWITTER
Na barra superior do Twitter (ao entrar com sua conta já logada), você verá a opção: Início, Conectar e Descobrir. A segui vamos entender cada significado delas:
INÍCIO: Ao clicar nesta opção, você será redirecionado para a sua "Timeline", onde irá aparecer os tweets de quem você segue e também os seus tweet, tudo em tempo real.
CONECTAR: Neste local são às chamadas "Interações", isso significa que irá mostrar quem te mencionou no Twitter, quem deu RT e quem favoritou seus Tweets. 
DESCOBRIR: Já ao clicar neste local, irá aparecer algumas notícias e você poderá ver quem está comentando sobre elas no Twitter.

Agora vamos falar de outra parte do menu superior, veja a imagem abaixo:
No local destacado em azul claro, podemos procurar por nome de pessoas ou de FC's de alguém que você goste. Já no local destacado em cinza, onde podemo ver às mensagens diretas (DM), listas, ajuda, teclado de atalho a opção de configurações e de sair de sua conta.

O QUE É "DM" E LISTAS?
As mensagens diretas, são mais conhecidas como "DM", onde podemos ver ou mandar mensagens particulares, ou seja seus seguidores não vão ver o que você escreveu diretamente para uma pessoa. Mas você pode mandar uma DM para alguém, só se ambos se sigam. Às listas você pode criar pare denominar pessoas, por exemplo, crie uma lista de sua cidade e coloque nela às pessoas que você segue que são dessa cidade.

ASSUNTOS DO MOMENTO NO TWITTER...
Os assuntos do momento são conhecidos como "TT's", onde criamos hashtags e subimos para aparecer nos TT's Brasileiros e muita das vezes Mundiais. Veja abaixo um exemplo de TT's do Brasil:
Aquelas tags que estão no 'topo', significa que é o assunto do momento, os mais comentados e aquele que estão logo por último, muitas das vezes a tag está "caindo" (deixando de ser muito comentada), ou que está subindo de posição nos assunto que o twitter BR está mais comentando.

COMO RESPONDER, RETWEETAR OU FAVORITAR UM TWEET?
É bem simples de aprender, é só você acessar uma página de alguma pessoa, e passar o mouse por cima do Tweet, que irá mostrar as opções de responder, retweetar e favoritar. Veja abaixo um exemplo, que peguei do Twitter do @PorqueTTs (sempre atualizando o pessoal do twitter, do significado daquela tag que subiu nos TT's):
Podemos perceber que ao passar o mouse por cima, aparecer às opções, agora é só escolher se você que dar RT ou Favoritar algum tweet, ou responde-lo.

Esse artigo foi se baseado na nova interface desta rede social, recomendo a leitura:
O Twitter é uma boa forma de divulgação do seu blog, para isso, valorize-o e ganhe mais tráfego das redes sociais. Espero que tenham gostado deste guia, deixe a sua opinião, comente! Até o próximo artigo.

2 Comentários:

Arrison Theis disse... [Responder Comentário]

Muito bom Bruna,o twitter recentemente,mudou o design, assim pra quem não sabe mexer nele, acho que vai ajudar!!

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Arrison Theis, obrigada pelo comentário. Espero que esse artigo possa ter uma noção básica de como usar o twitter na nova interface.

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool