24 de janeiro de 2012

7

Plágio: Como Denunciar?

Criar blogs atualmente está muito fácil, pois nele possamos colocar o que sabemos em prática e assim várias pessoas irão prestigiar nossos textos. Uma das formas também de o criar um blog, é ganhar dinheiro online, mas todos já sabemos que parar conseguir uma renda na internet, não é uma tarefa nada fácil, e exige de nós muito esforço e dedicação. Mas já sabemos, que tem sempre algumas (ou várias) pessoas que não tem nenhuma capacidade de ter um blog, ou muitas das vezes tem, mas ele tem aquela certa "preguiça" de produzir seus próprios textos, e assim a pessoa recorre a plagiar. Isso é crime! 

Aqui no UB já publicamos um artigo de como encontrar blogs/sites que linkaram seus artigos, a ferramenta é muito útil e pelo que eu vi, algumas pessoas ainda não conhecia esta ferramenta (que aliás, é da própria Google).

CONSEQUÊNCIAS DE QUEM PLAGIAR:
Site Fora do Ar: Plágiou? Seu site "dançou" ou melhor irá ser retirado fora do ar.
Banido do Google Adsense: Esse é um dos pontos que temos que ter muito cuidado. Você quer ganhar dinheiro não é mesmo? Mas, como você irá ganhar dinheiro tendo o conteúdo do seu blog retirado de outros sites? Mais um motivo para não plagiar.
Perder a sua credibilidade: Os seus leitores confiam em você, sempre estão visitando o seu blog e se eles souberem que seus conteúdos publicado em sue blog, na verdade não ser de sua autoria, você perderá completamente a sua credibilidade como blogueiro.
Banido dos Motores de Busca: A maioria das visitas que recebemos são dos motores de buscas, então se você plagiar, irá aparecer conteúdo duplicado neles e se o verdadeiro autor do conteúdo que plagiou, descobrir que você copiou, com certeza ele irá te denunciar e assim seu blog será banido.
Esses foram os principais pontos de quem plageia, mas existe diversos pontos importantes de citar.


Mas a dúvida está no ar: COMO DENUNCIAR BLOGS QUE ME PLAGIARAM? Hoje iremos aprender a denúnciar blogs que copiaram o seu conteúdo, tendo uma hospedagem própria, blog no Blogger.com e no Wordpress.com.

DENUNCIAR PLÁGIO EM SITES/BLOGS COM HOSPEDAGEM PRÓPRIA
Se você encontrar um site ou blog com um artigo escrito por você, mas ele publicou sem a sua permissão, você terá que seguir os passos abaixo:
Entre em contato com o autor do blog/site. Caso não tenha uma forma de entrar em contato, deixe um comentário no post, solicitando o e-mail do plagiador para entrar em contato.
• Vá no formulário do Google para denunciar a violação dos direitos de autor. Se o Google verificar os artigos que foram copiados, provavelmente ele será punido nos sites de pesquisas e também no Google Adsense.
• Recomendo ler o artigo do meu colega o Bruno Simomura, onde ele explica muito bem de como denunciar plágio em blogs com hospedagem própria.


DENUNCIAR PLÁGIO EM BLOGS DO BLOGGER.COM
Como o Blogger é do Google, é bem fácil denunciar plagiadores desta plataforma, onde podemos mencionar quais foram os artigos copiados e assim que o Google verificar o blog que citou e ver que é verdade, que ele te plagiou, o Google logo irá punir aquele blog e será banido do Google Adsense. Siga os passos abaixo:
• Entre em contato com o blogueiro, com um pedido para remover o artigo. Se ele não lhe obedecer, siga o passo abaixo.
• Preencha o formulário do Google para denunciar violação dos direitos de autor no Blogger.


DENUNCIAR PLÁGIO EM BLOGS DO WORDPRESS.COM
Se o plagiador do seu blog, está usando um blog no Wordpress.com, siga os passos abaixo para denunciar:
• Entre em contato com o blogueiro, com um pedido para remover o artigo. Se ele não lhe obedecer, siga o passo abaixo.
• Preencha o fomulário do Wordpress.com para denunciar violação dos direitos do autor.

E VOCÊ, TEVE CONTEÚDO PLAGIADO?
Eu já tive meus artigos plagiados e denunciei, Mas agora quero saber de você... já teve seus artigos copiados? Como você resolveu isso? Denunciou ou entrou em contato com o plagiador para retirar o artigo? Participe deste debate. Comente!

7 Comentários:

Carlos Vinícius disse... [Responder Comentário]

Eu já tive um artigo meu que foi plagiado, mas felizmente consegui resolver, e o plagiador teve seu blog excluído pelo blogger.
Uma boa maneira de descobrir quem plagia o seu blog é usando o copyscape: http://www.copyscape.com
Com ele é possível fazer uma pesquisa, digitando o endereço do seu site ou blog e depois de alguns segundos é possível visualizar os sites que tem texto igual ao seu.
E como sempre Bruna, mais um ótimo artigo. Obrigado!

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Carlos Vinícius, obrigada pelo comentário. Ter o nosso artigo copiado em outro blog, é muito triste ver isso, mas se denunciarmos podemos resolver isso tudo!

Conheço o Copyscape e é uma excelente ferramenta para descobrir quem plagiou o nosso conteúdo. Em breve, irei publicar algo sobre esse recurso, para ajudar todos os blogueiros.

Abraços!

Bruno Simomura disse... [Responder Comentário]

Olá Bruna,

Infelizmente o plágio é um "câncer" na internet, quando muitas vezes, percebemos ele em estados já bem avançados e que o combate dele normalmente dá um grande trabalho para nós.

Saber denunciar plágio em diversas vias é muito interessante e felizmente você ampliou o conhecimento do pessoal tanto no WordPress, no Blogger e em hospedagens próprias. Parabéns :)

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Bruno Simomura, obrigada pelo comentário. Com certeza, muitas das vezes a pessoa tem capacidade de elaborar seus próprios artigos, mas tem preguiça de começar a escrever e ali torna a copiar conteúdos de outros blogs, que certamente tiveram um trabalho para escrever aquele artigo.

Nesse artigo, coloquei o foco diretamente em ajudar todas as pessoas mesmo que não utilizam o ".blogspot.com" no seu URL, no caso "wordpress.com" e uma hospedagem própria, como: ".com", ".com.br" ou ".net", seja qual for.

Obrigada pela sua visita, volte sempre. Abraços!

Unknown disse... [Responder Comentário]

Combater é impossível, mas li um artigo muito bom no criar site, trata-se de uma maneira de tirar certo proveito dessa situação, é que na verdade a maioria dos plagiadores não tem a atenção sequer de tirar os links que apontam para seu site.
Dessa forma você acaba recebendo backlinks do blog dos infelizes, a melhor coisa é você ser original, ainda que você não tenha uma boa dinâmica na elaboração de seu conteúdo, você tem o prazer de dizer fui eu quem elaborou este artigo.
Muito bom este assunto, como sempre está de parabéns.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Mirko Filipovic, obrigada pelo comentário. Eu li este artigo no CS, é o Tynt. Uma ótima ferramenta, que também por sinal ja dei uma dica de como colocar os créditos no final do artigo, quando alguém copia. Com certeza, Mirko. Temos que ser sempre original, vale o esforço ao criar o artigo, pois no final das contas, nossos leitores estarão satisfeitos com o nosso conteúdo e é isso o que importa!

Abraços!

teste disse... [Responder Comentário]

Tenho menos de 18 anos tem problemas? Já mandei meu pedido, logo quando eu receber a notícia lhe darei, muito obrigado pela ajuda, quero minha resposta.

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool