11 de janeiro de 2012

8

A Importância do Uso de Imagens em suas Postagens

Hoje iremos falar da importância de usar imagens em suas postagens. É bem comum encontrar blogs que exploram bastante em colocar imagens e outras nem se preocupam com isso. Alguns exageram ao adicionar imagens aos posts, outros já tem uma ideia de quantas imagens ilustrativas seu artigo precisa ter. Você usa imagens em suas postagens?. Já pensou em quanto é importante usá-las? Continue lendo para ter as respostas destas perguntas.

Você já imaginou ter um texto completamente "seco"? Sem ter nenhuma imagem, o texto pode se tornar cansativo e não agradar boa parte de seus leitores. NÃO cometa esse erro.
Use imagens, elas ajudam a quebrar e amenizar a leitura e ajudam a transmitir e reforçar a informação. As imagens dentro dos textos estão intimamente ligadas com a usabilidade e a experiência do usuário.

USE IMAGENS ADEQUADA COM O ASSUNTO DO ARTIGO
Esse é o ponto MUITO importante. Já vi diversos casos, em vários artigos, que o conteúdo esta muito bom mas a imagem que o acompanha, não tem nenhuma relação direta com o assunto. Se você esta escrevendo um post sobre culinária, como por exemplo uma receita de bolo de chocolate, você não pode colocar uma imagem de um animal, ou de uma floresta. Seja lá o que for, mas tente sempre colocar uma imagem que tenha relação direta com o assunto, como por exemplo se o seu assunto está falando sobre parceria com blogs, procure por "business" (negócios), provavelmente você encontrará duas pessoas "fechando um negócio", com várias pastas na mão ou com o seu PC. Então cuide ao colocar uma imagem em seus artigos.

NÃO EXAGERE COM AS IMAGENS!
Não abuse, não exagere, não cometa esse erro! Ufa! Infelizmente, existem blogs que contém nos seus posts mais imagens do que palavras. Isso é muito ruim para você e também para o seu blog, pois o carregamento de sua página fica mais pesada e muitas das vezes pode fazer com que seu visitante, desista de ler o conteúdo do blog. O número ideal de imagens para cada post, é 1. Sim! Se o seu artigo for curto, coloque apenas uma imagem. Já se o artigo é muito longo, coloque mais do que uma imagem, mas lembre-se: não abuse!

IMAGENS COM QUALIDADE
Mais um ponto importante para refletirmos. Usar imagens de qualidade em suas postagens é muito agradável. Ao encontrar imagens na internet, tome cuidado para escolher imagens que tenham uma qualidade boa e que a imagem não fique toda desfocada, como possamos encontrar em vários blogs existentes na blogosfera. Muitas das vezes, possamos demorar mais de 1 hora para procurar uma ou duas images para ilustrar um dos nossos artigos, e isso exige achar imagens que sejam perfeitas, e não para ocupar espaço na tela. 


ONDE ENCONTRAR BELAS IMAGENS?
Estava lendo um artigo do Paulo Faustino (Escola Dinheiro) e encontrei uma postagem dele que indica mais de 70 websites para encontrar fotografias para suas postagens. Alguns temos que pagar para que obtemos a imagem. O Google Imagens é uma excelente opção, mas que exige um certo tempo, para encontrar a imagem ideal. Uma forma para que consiga encontrar diferentes fotografias, é se você não achar em português procure-a em inglês, assim aparecerá várias imagens diferentes e muitas das vezes com mais qualidade.


DICA DO PAULO FAUSTINO:
"Utilize pelo menos uma imagem por cada 800/1000 palavras que você escreve. Um artigo curto não deverá ter mais do uma imagem, caso contrário a imagem irá absorver todo o conteúdo. Procure também utilize imagens grandes, em toda a largura do seu blog, ou então justificadas num dos lados. A harmonia dos formatos, juntamente com o texto, é a chave para uma leitura relaxante e ao mesmo tempo interessante." citação retirada do site Escola Dinheiro.


E VOCÊ, JÁ PENSOU QUANTO UMA IMAGEM É IMPORTANTE PARA O SEU ARTIGO?
Depois de ler este artigo, você já tinha pensado quanto uma imagem é importante para o seu artigo? Compartilhe conosco, comente!


Imagem com todos os direitos reservados a Escola Dinheiro

8 Comentários:

FM disse... [Responder Comentário]

Parabéns, gostei muito desse artigo. Concordo que as imagens tem uma importância fundamental nas postagens por isso sempre dedico um tempo para encontrar boas imagens, principalmente quando são postagens longas, comuns em meu blog.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Servo de Cristo, obrigada pelo comentário. As imagens são muito importante em nossos artigos. De fato, se sua postagem for bem longa, precisamos ter uma certa paciência, para procurar imagens que se "enquadam" bem com o que iremos falar, e também para procurarmos mais do que uma imagem (se o texto for muito longo).

Abraços!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi Bruna vc ja recebeu meu contato sobre a entrevista? e pq meu blog e novo e quero começar com uma entrevista sera que vc poderia fazer isso.
obg tcahu otimo post

Denis Gomez disse... [Responder Comentário]

Realmente as imagens são muito importantes para o post! Usando com sabedoria ele deixa o post mais organizado e mais elegante!

Já publiquei em meu blog um post com 4 dicas para ter um bom post e tinha esta dica, não sei se posso colocar o link!

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Denis Gomez, obrigada pelo comentário. É verdade, usar a imagem com uma certa inteligência pode deixar o post mais agradável para o leitor.

Claro que pode referenciar este post em seu blog ;) Fique a vontade.

Denis Gomez disse... [Responder Comentário]

@Bruna T. Marques, Obrigado!

http://techandblogger.blogspot.com/2011/12/4-dicas-para-ter-um-posttexto.html

Caio Vinicius disse... [Responder Comentário]

Ótima post Bruna, Achei seu Blog bem Legal.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Caio Vinicius, obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho :)

Abraços!

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool