10 de janeiro de 2012

2

Como evitar a perda de arquivos e template de um blog no Blogger?

Este é um guest post escrito por Paulo Roberto do blog Dicas Online Grátis (blog de diversidades, com diversas dicas de utilidade pública)! As dicas que o Paulo Roberto posta no Dicas Online Grátis, podem ser acompanhadas em seu Perfil no Twitter.

Criar um blog utilizando a plataforma Blogger é tão fácil, que até uma criança de oito anos é capaz; mas, não basta você saber criar um blog, é preciso saber tomar as devidas precauções para não perdê-lo! Imagine um blog que possui mais de 200 artigos escritos, e de uma hora para outra perder tudo por causa de algum bug nos servidores do Blogger; pode parecer impossível, mas não é! Outra situação interessante a ser abordada, é a perda daquele template super legal, que você teve o maior trabalho para instalar e personalizar. A perda do template de um blog, pode ser causada por um simples descuido na instalação de novos códigos no template!

Também podemos citar a pior das hipóteses: você acabou de achar um template com um visual muito superior ao do seu blog... esse é o template que você sempre sonhou instalar no seu blog; sem pensar em mais nada, você faz o download, descompacta o arquivo e já começa a instalar o template personalizado no blog. Mas, por azar do destino, deu erro na instalação, o template está com o código bagunçado! E agora, o que fazer para deixar o blog como era antes?! As coisas se complicaram; você deveria ter feito um backup do template do seu blog! Antes de fazer qualquer modificação num blog, sempre faça backups antes, pois os grandes problemas se tornam pequenos e reversíveis! 

Antes de qualquer alteração no template do seu blog, faça um backup seguindo os seguintes passos:

1)Faça login no painel de controle do Blogger;
2)Escolha a opção Modelo => Fazer backup/Restaurar => Fazer download do modelo completo;
3)Pronto, o template do seu blog foi salvo no computador; se precisar instalar o template novamente, basta fazer upload do arquivo, que o problema estará resolvido.

Para evitar perder todos os artigos que você escreveu em seu blog, caso aconteça algum (bug) imprevisto nos servidores do Blogger, faça o download dos arquivos do blog; este procedimento não tem nada a ver com o downloado do template. Siga as dicas abaixo:

1)Faça login o painel de controle do Blogger;
2)Escolha a opção Configurações => Outro => Clique no link Exportar blog => Fazer download do blog;
3)Agora, irá iniciar o download dos arquivos do seu blog;
4)Pode demorar alguns segundos ou minutos, vai depender da quantidade de artigos e comentários que o blog possui;
5)Depois de fazer o download do arquivo do template e dos arquivos do blog para o computador, guarde-os num pendrive ou grave num cd; isso evitará que você perca os arquivos, caso dê algum erro no seu computador!

Dicas simples, mas podem salvar vários anos de trabalho no seu blog!

2 Comentários:

Paulo Roberto disse... [Responder Comentário]

Olá Bruna,

Ficou ótima a estrutura do post; muito obrigado por publicar. Quando você quiser enviar algum post para o meu blog, fique a vontade.

Forte Abraço!

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Paulo Roberto, obrigada há você, por ter feito esse ótimo Guest Post para o Utilizando Blogger, e já estarei pensando em um artigo bem interessante para lhe enviar.

Abraços!

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool