24 de dezembro de 2011

9

Feriado de Fim de Ano. O que fazer com o seu Blog?

Amanhã é Natal e daqui a uma semana é Ano Novo. Nisso vem às férias, um tempo de descanso para todos nós, principalmente para os blogueiros que atuam em seus blogs com muito esforço e dedicação, mas sempre pensamos em nosso blog, como irá ficar nessas férias e isso gera normalmente grande stress. Geralmente os blogueiros não tem nenhuma ideia do que fazer com seus blog nas férias e interrupções, principalmente nas férias de fim de ano. Então, para todos aqueles blogueiros que levam a sério o seu blog, e não querem perder o fluxo de visitas, aqui vão algumas dicas práticas pra você utilizar em seu blog, enquanto estiver ausente.

Nas férias a internet fica muito "movimentada" e com isso pode significar a perda de visitas para o seu blog, as datas são desde o dia 23 de dezembro até 05 de janeiro. Mesmo você perdendo um pouco de visitas nesse período, não tem o porque de você abandonar o seu blog, ou não criar postagens relevantes.

1. PARE POR COMPLETO O BLOG
Muitos blogueiros optam por essa escolha, de parar por um tempo dando a eles próprios e ao seus leitores, um período de descanso por completo. este tipo de estratégia pode ter pontos positivos e negativos, os positivos é que você terá um tempo de descanso, refrescar as ideias, dar um tempo maior a sua família e esquecer um pouco do "mundo da blogosfera". Já os pontos negativos é que você poderá perder um fluxo de visitas diariamente e seus leitores sentiram sua falta. O melhor de se fazer quando parar por completo, é avisar os seus leitores de seu afastamento, deixe um recado para eles e avise o motivo da sua ausência nesses dias.
DICA: Caso o seu blog tenha a opção de Moderar Comentários e você ficará afastado por alguns dias, recomendo que você desmarque esta opção, deixe a opção de moderar comentários desativada, até você voltar a postar em seu blog.


2. REDUZA O NÚMERO DE POSTAGENS POR SEMANA
Outra possibilidade, é você continuar postando em seu blog, mas reduzindo o número de postagens para a metade em seu blog. Se você atualiza o seu blog 3 vezes por semana, reduza esse número para uma ou duas atualizações apenas. Se você atualiza o blog todos os dias, reduza o número de postagem para 2 ou 3 atualizações por semana, no máximo. Escolha os dias que você recebe mais tráfego na semana, um exemplo é você postar segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, assim ficará mais "balanceado" o seu blog, e reduzirá a carga de postagem totalmente, sobrando mais tempo para você.

3. SEJA ANTECIPADO E AGENDE SEUS ARTIGOS
Escrever os artigos em antecipação é uma excelente estratégia de manter o seu blog atualizado e em crescimento, isso lhe dar possibilidades de você se desligar-se totalmente de seu blog na época de férias. O Blogger, WordPress e outras plataformas de blogagem, possibilitam de você escrever um artigo e depois ser agendado para o dia que você quiser. Dessa maneira, você poderá produzir artigos suficiente para o seu blog se manter atualizado até as suas férias acabarem, e assim poderá descansar tranquilamente e em quanto isso o seu blog estará crescendo e sendo atualizado todos os dias.
DICA: Programe suas postagens no Blogger

4. ESCREVA ARTIGOS EM RETROSPECTIVA
É muito interessante fazer isso em seu blog, é um pouco semelhante a escrever conteúdos antecipados, mas a vantagem é de você não precisar criar novos conteúdos de raiz, tendo a possibilidade de fazer um conteúdo dos melhores artigos do seu blog sobre o último ano de blogagem, por exemplo. Em um tempo de 'sobrar' analise calmamente os seus conteúdos antigos e faça uma retrospectiva, como do tipo "O melhor do Utilizando Blogger em 2011 (Parte , II, III, etc)", analise os melhores artigos interessantes e que se destacaram nesse mesmo ano, e colocar nessa retrospectiva. Este tipo de conteúdo, ajuda aos seus leitores novo a se interessar pelos seus conteúdos antigos.
5. ACEITE CONVIDADOS PARA ESCREVER
Aceitar convidados para escrever em seu blog, é uma ótima escolha. Principalmente para aqueles blogueiros que conhecem sua escrita, e que tenham um blog voltado ao mesmo nicho de mercado que o seu. No Brasil ou em Portugal, não é muito fácil encontrar blogueiros que estão disponível para escrever em outros blogs. Também temos que cuidar que quando autorizamos uma pessoa a escrever em seu blog, os seus leitores poderão ficar meio que assustados ou estranhar a escrita daquela pessoa, pois eles á estão acostumados com o seu tipo de escrita.


E VOCÊ, O QUE IRÁ FAZER COM O SEU BLOG NESSE FINAL DE ANO?
Deixe seu comentário, falando se suas estratégia para deixar o seu blog atualizado nesse final de ano. Compartilhe suas ideias. Comente!

9 Comentários:

Adelson (Gerenciando Blog) disse... [Responder Comentário]

Olá, Bruna!

Este é mesmo uma fase atípica para nossos blogs. Realmente, as visitas diminuem nessa época, o que é natural.

Minha escolha é a opção 4. Desde o ano passado, uso a última semana do ano para publicar uma retrospectiva do que aconteceu durante o ano no blog, destacando os artigos mais lidos, as melhores fontes de renda, os sites que mais me enviaram visitas e outros.

Aproveito para lhe desejar um ótimo Natal e um novo ano repleto de sucesso!

Um abraço!

Ezequiel da Silva disse... [Responder Comentário]

Fala Bruninha, belo artigo, atualmente estou atualizando meu blog semanalmente, portanto não posso tirar férias por já estar blogando pouco devido a outros projetos e acho que não conseguiria ficar longe muito tempo.

Feliz Natal para você e sua família.

Abraços.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Adelson (Gerenciando Blog), obrigada pelo comentário. Realmente, as visitas caem nessa época, decorrente a viagens e as férias que nos dão um pouco de descanso. É uma boa estratégia, escolher a opção de escrever artigos em retrospetvica, pois a cada leitor novo de seu blog, tem uma possibilidade de ele não ter lido todos os seus artigos deste ano, assim ele ficará por dentro dos mais lidos e informativos que você escreveu para seus leitores.

Também lhe desejo um Natal onde a paz e alegria estejam com você e a sua família! Boas festas e muito sucesso para você também.

Um grande abraço!

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Ezequiel da Silva, obrigada pelo comentário. Nesses últimos dias de 2011, realmente fica meio díficil de mantermos o nosso blog com artigos diariamente, e necessitamos diminuir esta carga para 1 ou 2 postagens por semana.

Um Feliz Natal onde a paz e a alegria estejam com você e a sua família.

Um grande abraço!

Denis Gomez disse... [Responder Comentário]

Bruna, foi muito bom conhecer seu blog... Realmente eu acho que você tem talento na blogosfera.
Hoje eu estava falando com um blogueiro de sucesso amigo meu, e ele disse que vai viajar por 10 dias, o impressionante é que em 1 dia e meio ele preparou todos os posts para os 10 dias e os programou...

Bruna, foi um prazer conhecer seu blog e pode ter certeza que eu retornarei sempre! Temos a mesma idade e seguimos a mesma "carreira" na internet, os metablogs!

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Denis Gomez, obrigada por comentar. Fico muito contente por você achar que eu tenho talento na blogosfera, posso lhe dizer que o ano de 2012 promete.
Posso até ter uma ideia de quem é esse blogueiro de sucesso? Será que é o querido do Iago Melanias? Acertei? Hahaha. Eu já tenho postagens programas para o dia 31/12/11, estarei viajando essa semana e semana que vem, e deixarei tudo programado.

Denis, muito obrigada fico feliz em saber que nós temos a mesma idade e estamos no "mundo da blogosfera" para um dia chegar ao sucesso.
Um Feliz Natal para você e sua família.

Denis Gomez disse... [Responder Comentário]

@Bruna T. Marques, kkk assim não tem graça! É ele mesmo. Um feliz natal para você, sua família e aos seu leitores também!

Ewerton Gonçalves disse... [Responder Comentário]

Muito interessante o artigo mas fiquei particularmente surpreso pela sua idade.
14 anos e escrevendo com um domínio surpreendente da língua para alguém de sua faixa etária, se já não tivesse um blog convidaria para escrever no meu... rs

No mais parabéns pelo trabalho, quando tiver 18 anos certamente poderá viver exclusivamente dos seus empreendimentos na internet.

Bruna T. Marques disse... [Responder Comentário]

@Ewerton Gonçalves, obrigada pelo comentário. Agredeço pelos elogios. A escrita é o meu ponto forte, sempre minha professora de Português me elogiou, pois escrevia bem as redações e entre outros textos. Em relação aos 18 anos, certamente até lá já estarei com meus projetos no papel e depois colocar em prática. Espero que eu viva dos meus negócios pela a internet, pois tenho muitos planos :D

Visitei o seu blog e eu adoro muito, blogs com conteúdo de literaura, achei fantástico, sempre estarei dando uma visitadinha nele. Abraços!

Postar um comentário

Parcerias são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Evite divulgar o seu blog nos comentários para que ele não seja excluído por nosso autor.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.

Licença Creative Commons
Free Page Rank Tool